Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Lei Seca

"A vida é nosso bem maior. É responsabilidade de cada um zelar por ela"

Com o objetivo de reduzir acidentes de transito e homicídios no estado, o secretário da Segurança Pública propõe a Lei Seca para o Rio Grande do Sul. De acordo com o projeto, eventos esportivos e culturais que solicitarem a presença da Brigada Militar não poderão vender bebida alcoólica. O projeto também trata sobre a venda de bebidas em bares, restaurantes e lojas de conveniência limitando horários. Fica proibido o comércio da meia-noite às 06h de domingo a quinta-feira. A proibição vale entre 01h e 06h da madrugada nas sextas, sábados e vésperas de feriados. Estabelecimentos comerciais localizados a até 200 metros de escolas e universidades também não poderão vender bebidas uma hora antes das aulas até o final das mesmas. O projeto passa por avaliações e só depois deverá ser encaminhado para a Assembléia Legislativa.
Não faltam evidências de que a ingestão de álcool é uma das grandes causas de acidentes e mortes no trânsito. Mesmo assim, vemos incoerências como venda de bebida alcoólica em postos de gasolina. O carro pode ser a gasolina, já muitos motoristas... Segundo um levantamento da Polícia Civil, cerca de 55% dos acidentes de trânsito com feridos e mortos em Porto Alegre e 80% dos casos de violência contra a mulher envolvem ingestão de bebida alcoólica. Por outro lado, cidades que já experimentaram aplicar a lei seca colheram resultados significativos. Um exemplo é Diadema na grande São Paulo. O índice de homicídios caiu de forma gritante no município. Outras cidades no Brasil estudam a implementação da lei seca. E, assim como no Rio Grande do Sul, as vozes da resistência também se levantam. Cabe aos poderes competentes e á sociedade em geral debater o assunto e estudar as melhores medidas para o bem geral da população.
A vida é nosso bem maior. É responsabilidade de cada um zelar por ela. A minha responsabilidade pela vida envolve também a liberdade e o direito à vida de outras pessoas. A lei seca é apenas uma medida entre outras que devemos apoiar para ajudar as pessoas. A proibição da propaganda de bebidas alcoólicas na televisão seria outra boa sugestão. A influência desses anúncios na iniciação de jovens e adolescentes no álcool é fato. Casas de recuperação, os Alcoólicos Anônimos e grupos de apoio são de fundamental importância para quem deseja sair do vício. Como cristão, conheço um Jesus que diz: “eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10. 10). O álcool é um fator que contribui para sofrimento e morte. Os exemplos eu encontro na minha própria família.


Para maiores Informações:
A Lei Seca no Grande Recife

Projeto de Lei Seca no RS

Entrevista com o secretário da Segurança Pública do RS, José Francisco Mallmann

Orkut: Comunidade Contra a propaganda de Bebida alcoólica na TV

Cruz Azul no Brasil

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails