Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Pregar e Andar

...pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

Uma pequena história sobre a vida de Francisco de Assis conta que certa vez ele sugeriu a um jovem monge: "Vamos andar pelas ruas e pregar aos homens". Assim, andaram pelas ruas de Assis e atravessaram a praça do mercado, conversando sobre suas experiências e seus conhecimentos espirituais. No caminho de volta, repentinamente o jovem monge exclamou, assustado: "Padre, esquecemos de pregar aos homens!" Francisco sorriu e colocou a mão no ombro do jovem: "Meu filho", respondeu ele, "não fizemos outra coisa o tempo todo. Fomos observados e partes da nossa conversa foram ouvidas. Nossos semblantes e nossa conduta foram observados. É assim que pregamos" Acrescentou: "Lembre-se, meu filho, de nada adianta andar para pregar se não pregamos andando".

Esse episódio me lembra uma frase de Jesus: “Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas” (Lucas 6. 44). As palavras de Jesus ganham ainda mais força quando percebemos o contexto em que foram proferidas. O Mestre acabara de escolher os doze discípulos a quem ensinaria e com quem passaria seus últimos três anos de vida na Terra. Jesus estava chamando a atenção para aquilo que identificaria o verdadeiro discípulo cristão. Além dos autênticos, existem também os nominais e os falsos. Os nominais permanecem indiferentes. No máximo esperam algum benefício, aproveitam alguma eventual vantagem que possam obter. Os falsos se utilizam do nome de cristão para benefício próprio. Estes se apropriam de títulos como evangélico, missionário, pastor, bispo e apóstolo para explorar a boa fé e ignorância do povo.

Vivemos um mundo de aparências. Tudo é maquiado, camuflado, produzido. É o mundo da justificativa para tudo. Todos gostam de separar o público do privado. Assim, a falta de caráter, a corrupção, a promiscuidade e todo tipo de maldade são cultivados no secreto. Lá fora, tudo são flores e simpatia. Jesus, conhecendo bem o coração degenerado do ser humano, faz o alerta: “pelos seus frutos vocês os reconhecerão!” (Mateus 7. 20). A primeira marca de um verdadeiro discípulo de Cristo é a integridade. Bela folhagem e lindas flores podem encher os olhos temporariamente. Mas, somente o fruto alimenta de verdade.



Figirura. Fonte: Pseudo-arte.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails