Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Cosmovisão Bíblica e Transformação Integral

Hoje, quarta-feira (09/07/2008) a tarde, nós saímos um pouco da base do CADI. Os 68 participantes do SEDEC foram divididos em equipes e saímos para ‘espiar a terra’. Isso significa que fomos observar os bairros da cidade de Fazenda Rio Grande. O objetivo é que as equipes trabalhem projetos destinados a essas comunidades. Hoje foi só ‘espiar’.

A noite o Maurício concluiu o assunto sobre Cosmovisão Cristã. A Mente Controla a Matéria (Hb 11. 3).

Existe hoje uma cultura predominante no mundo. A cultura americana se evidencia no capitalismo, na língua, na cultura (filmes, música). Na época do NT a cultura dominante era a grega. O dualismo grego diz que a matéria é má e o que é etéreo é sagrado (bom). A cultura grega separa o espiritual e o físico. Com a chegada do cristianismo ouve uma fusão entre elementos do cristianismo e a cultura grega. Sofremos as conseqüências da cultura grega até hoje. Nessa dicotomia Deus se relaciona com aquilo que tem a ver com o sagrado. Deus não penetra o cotidiano chamado de secular. Essa compreensão limita o poder, a soberania e a atuação de Deus no mundo. Daí nasce o gnosticismo evangélico. Infelizmente, boa parte da igreja limitou a sua ação ao esconder-se e fugir dos grandes desafios da sociedade. Com isso ela perdeu a batalha pela cultura, pelas artes, pela transformação da sociedade. O resultado foi uma igreja preocupada apenas em povoar o céu.

Coram Deo = Diante de Deus. Uma das ênfases da reforma é que Deus governa sobre todas as áreas da vida e não apenas sobre aquilo que achamos pertencer ao plano espiritual. “Não há um só centímetro, em todos os domínios da nossa vida humana, sobre o qual Cristo, o Senhor de tudo, não clame: É Meu!!!” (Abraham Kuyper).

Missão Integral não é evangelismo mais ação social. Missão Integral não é evangelismo mais ação política. Missão Integral é redenção de todas as coisas! É a aplicação das verdades de Deus em todas as esferas da vida.


A influencia dicotômica gera uma igreja alienada. Santificação na igreja onde se almeja o céu e fora da igreja o mundo que caminha para a morte. Por outro lado, pode gerar também o ‘cristão’ totalmente comprometido com o mundo de modo que ele se torna indistinguível. Alguém que não faz diferença nenhuma.


A igreja que vive em equilíbrio deve ser uma igreja fomentadora de vocações.

Conclusão: A fé define como o ser humano vê o mundo. Toda religião fornece uma lente para interpretarmos o mundo.

Não há religião que não seja uma cosmologia ao mesmo tempo que uma especulação sobre o Divino. Se a filosofia e as ciências nasceram da religião, é que a própria religião começou por fazer as vezes de ciência e de filosofia. Mas o que foi menos notado é que ela não se limitou a enriquecer com um certo número de idéias um espírito humano previamente formado; também contribui para formar esse espírito ... Os homens devem a ela ... A forma segundo qual os conhecimentos são elaborados”. (Émile Durkheim - “As formas elementares da vida religiosa” Martins Fontes – XV).

Toda a religião fornece uma lente para interpretarmos o mundo.

O Cristianismo histórico: Interpretação TOTAL da realidade a partir da revelação de Deus.

1. Escrituras: Oferecem um escopo integral não dualista para a formação de uma cosmovisão cristã.

2. Cosmovisão Cristã: Visão total do mundo e da vida, tanto descritiva quanto prescritivamente, a partir dos princípios revelados por Deus nas Escrituras.


Desafio para a igreja brasileira: Pensar o cristianismo como sistema interpretativo de toda a realidade e como aplicar a cosmovisão cristã em todas as áreas da sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails