Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Papel Aceita Tudo

Em que nós temos acreditado?

Frase muito utilizada quando alguém lê algo sobre o que não acredita. No Brasil muitos se expressam dessa maneira a cada nova lei promulgada. Outros lêem um pedido de desculpas, uma promessa de que as coisas serão diferentes, um compromisso assumido e, soltam: papel aceita tudo. É a incredulidade verbalizada numa frase pronta. Uma forma de ver o mundo encontrando um ditado popular para se revelar. Um modelo de pensamento que não permite mais reflexão ou questionamento. Um ‘é sempre assim’ dito com outras palavras.

Quantas outras expressões prontas e ditos populares ouvimos todos os dias? Sequer paramos para pensar o quanto essas frases revelam sobre a cultura, o desenvolvimento, os valores e comportamentos de um povo. Não pensamos também nas crenças que estão por trás de cada sentença. Frases que o senso comum tratou de eternizar devido à sabedoria popular que carregam. Poucas palavras capazes de dizer tanto. Além da poesia, da forma perfeita, do poder de síntese, um ditado popular é capaz de revelar mais até que o sentido implícito ao próprio ditado.

Uma mentira repetida mil vezes pode tornar-se uma verdade, como dizia Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha nazista. Será que é somente o papel que aceita tudo? Em que nós temos acreditado? A nossa vida depende daquilo em que cremos. É nosso interior que vai determinar o exterior. Todo ser humano é essencialmente religioso. Para compreender o mundo todos nós buscamos uma ideologia que faça algum sentido. Você já ouviu aquela outra expressão, mais ou menos assim: ‘Quem é bom com o martelo, acha que tudo é prego’? Pois é, dependendo da visão de mundo e de nós mesmos que tivermos, nossa vida poderá refletir valores e princípios diferentes. E, essa crença vai influenciar todo o nosso estilo de vida.

Se eu, por exemplo, acreditar que a voz do povo é a voz de Deus, irei sempre considerar que a maioria tem razão. Se eu for alguém que confia em Deus e ao mesmo tempo acredita nesse ditado, não vou poder contestar a decisão de um povo, afinal, é a voz do próprio Deus. Se um país elege um político tirano será que a voz do povo refletiu mesmo a vontade de Deus? Conhecedores das crenças que movem um povo, muitos profissionais ou entendidos da publicidade podem fazer coisas incríveis a serviço de políticos, empresas e ideologias através da mídia. E eu só pude escrever isso tudo aqui porque papel aceita tudo! Mas a minha mente não é de papel.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails