Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Questionamentos Diante do Incompreensível


O noticiário das últimas semanas tem repetido exaustivamente os trágicos acontecimentos no estado de Santa Catarina. Muita chuva, desmoronamentos, prejuízos diversos, milhares de pessoas desabrigadas e o número de mortos passa de uma centena. O Brasil jamais tinha visto tamanha catástrofe. A Defesa Civil está engajada na maior operação de resgate e ajuda da sua história. Os acontecimentos no estado vizinho comovem o país que se mobiliza para ajudar. Toneladas de materiais doados, principalmente água e alimentos tem amenizado o sofrimento de muitos. No entanto, há muito que fazer. Faltam principalmente colchões e travesseiros, materiais de higiene pessoal e produtos de limpeza para desinfetar as casas atingidas. Estima-se que mais de 100 mil pessoas tiveram contato com água contaminada. Os riscos maiores são de leptospirose. Mesmo com a diminuição das chuvas, as consequências vão continuar aparecendo, podendo inclusive, gerar uma calamidade na saúde pública do estado.
Em tempos de tragédia, dor e sofrimento, é comum ouvir pessoas questionando a Deus, procurando a quem responsabilizar, buscando alguma explicação que possa oferecer algum sentido em meio ao caos. O mais difícil é encontrar forças e sensatez para assumir a própria responsabilidade. O consolo e a esperança estão em podermos acompanhar junto com as notícias trágicas a mobilização de milhões de pessoas para ajudar de alguma maneira. Por mais que tentemos compreender os acontecimentos, somente a nossa ação concreta vai fazer diferença agora. O texto bíblico que me vem a mente são as palavras de Jesus em Mateus 5. 45: “porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. Mais uma vez fica claro que Deus não ‘funciona’ pela lógica do karma, da causa e efeito, de quem premia ou castiga de acordo com o mérito humano. Respostas simplistas não bastam diante de tamanha dor. É difícil compreender todas as coisas nessa hora.
Em tempos de muitas perguntas e poucas respostas, que possamos deixar Deus ser Deus, aquele que dá ânimo e consolo em meio ao caos. Que Ele seja nossa fonte de esperança e vigor a serviço de quem mais precisa. Pode ser difícil compreender a Deus nesses momentos, mas não é difícil nos entregarmos em suas mãos. Motivados pelo versículo de Gálatas 6. 2: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, que, aliás, possui milhares de membros nas regiões atingidas, disponibiliza uma conta para todos que queiram ajudar: Banco do Brasil, IECLB Campanha Calamidade em SC, CNPJ: 92.926.864/0001-57. Agência: 0010-8, Conta Corrente: 40.000/9. Que nossos questionamentos encontrem resposta na solidariedade que somos capazes de demonstrar nesta hora!

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails