Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sem Descanso no Dia do Descanso

Quem hoje em dia ainda consegue descansar? Tirar um dia da semana para curtir o fruto do seu trabalho? Quantas pessoas conseguem tirar férias reparadoras, alegres, leves, que ajudam a relaxar? Como aproveitar o final de semana ou um feriado para recompor-se diante da vida? Não é assim que muitas vezes voltamos das férias mais cansados do que quando saímos? Os finais de semana são mais estressantes do que relaxantes. É uma pressão para consumirmos eventos, programações, espetáculos e tudo o que nos é oferecido como escape, maneiras de fugirmos da dura realidade. Não é de se admirar então que a sexta-feira seja aguardada com tanta ansiedade e que a segunda-feira seja aquele dia quando começamos a nos arrastar novamente para o suplício.
O dia do descanso é o dia em que mais se cansa. Férias e feriadões podem gerar mais estresse do que paz e refrigério. Na busca pela famosa qualidade de vida acabamos nos prejudicando ainda mais. No final fica aquele sentimento de ‘e daí?’. Logo, também esse sentimento precisa ser evitado, sufocado... A solução então é acabar com toda possibilidade de parar, de descansar, de calar. Eliminar o silêncio, não dar trégua para sermos confrontados com a verdadeira realidade interior, o vazio existencial. A roda não pode parar de girar, a fila anda, saia da frente que atrás vem gente.
O parar e descansar é fundamental para o ser vivo. Precisamos disso. Seja para nos recompormos das nossas energias seja para curtir o fruto do nosso trabalho. Precisamos aprender a parar. Sabermos quando dizer ‘chega’, ‘basta’, ‘agora vou descansar’. Nas Escrituras lemos que “no sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou”. Deus não estava literalmente cansado, esgotado ou estressado. Ele também não precisa que nós, seres humanos, venhamos a cumprir alguma lei para nos tornarmos melhores diante dEle. Deus estava satisfeito com tudo aquilo que criara. Ele avaliou seu trabalho e concluiu que tudo havia ficado muito bom. O descanso de Deus significa esse parar: pronto, agora vou passear pelo jardim que criei, vou desfrutar dessa maravilha... O quanto nós hoje conseguimos desfrutar os resultados de todo esforço que empreendemos?
É fundamental também que o dia do descanso não seja encarado como uma imposição religiosa e legalista. Pois assim, se tornaria apenas mais um peso, uma obrigação, causando efeito contrário. Jesus deixou claro: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado” (Marcos 2. 27, 28). O dia de descanso é ótima oportunidade para desfrutar de um relacionamento mais íntimo com Deus e as pessoas que Ele criou. No seu dia de descanso, seja qual for o dia da semana, você consegue descansar, aproximar-se mais do Deus da Criação, aproveitar tudo aquilo que o Senhor concede?

Um comentário:

Jonas Tessmann Mülling disse...

seu rodo, é difícil descansar, é mais fácil trabalhar!


http://www.youtube.com/watch?v=k3NJRa-Yu6o
vídeo da classe média!

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails