Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ouvidos Que Não Ouvem

O livro de Isaías fica no Antigo Testamento da Bíblia. Isaías viveu cerca de 700 anos antes de Cristo, época em que o livro foi escrito. Saltam aos olhos as palavras ‘ouçam e ‘escutem’. Como esse detalhe tem me chamado a atenção ultimamente! Não que o povo da época estivesse surdo. Não que os governantes e líderes estivessem surdos. Nem mesmo nós estamos surdos. Mas, cada um ouve somente aquilo que quer. Era assim nos tempos do profeta Isaías. Quanto mais hoje, quando tantas vozes clamam por nossa atenção.

Suspeito que, muitas vezes, nós subestimamos o mal que há em nós mesmos. Os seres humanos não têm levado suficientemente a sério sua capacidade de ser rebelde, orgulhoso e egocêntrico. Sequer percebemos como isso nos cega e nos faz filtrar aquilo que ouvimos. Ouvimos apenas o que nos interessa. Aquilo que não nos ameaça; que massageia o ego; que confirma nossos preconceitos e nosso jeito de pensar. Ouvimos apenas aquilo que consideramos agradável aos nossos ouvidos. Nada disso é novidade. O apóstolo Paulo alertou que seria assim. Por isso, ele escreve que “virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos” (II Tm 4. 1-5). Qual é a Palavra que Deus exorta ao povo que deveriam ouvir? Qual é a mensagem que nós deveríamos escutar? Apesar de cada vez menos as pessoas desejarem ouvir, ainda assim Paulo orienta “ouçam a Palavra do Senhor”, “Escutem a instrução de nosso Deus”, “Pregue a Palavra”.

Só a Palavra contém a mensagem de amor de Deus para o seu povo. Só a Palavra de Deus contém toda a sabedoria necessária para vivermos bem. Só essa mensagem contém o Evangelho que liberta... Só ela pode nos ajudar a compreender a essência da graça: o amor. Ao longo da história a Palavra de Deus sempre de novo foi trazida ao centro da vida comunitária da igreja. Apesar dos desvios, da tentativa de distorções e manipulação, a Palavra de Deus ressurgia para ter a autoridade sobre os ensinamentos do cristianismo. Hoje, mais uma vez a igreja vive o seu momento de crise. O relativismo trata a Palavra de Deus como apenas mais uma opção de leitura. É apenas mais um livro religioso entre tantos. O mesmo acontece no que se refere à interpretação. Assim como nos tempos do profeta Isaías Deus deve estar repugnando tanta religiosidade destituída de amor. Aprendo com o profeta que algumas coisas não mudaram tanto assim: ‘Ouçam...’ ‘Escutem...’

Um comentário:

Andre disse...

Estive lendo Isaias esses tempos e vi que a mensagem é muito atual para os dias de hoje. Parecia que ele falava da sociedade atual! Muito interessante.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails