Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Fé Crista e Cultura Contemporânea

O que é o Narcisismo?
Uma consciência psicológica preocupada com o ego. A expressão narcisismo tem origem na mitologia grega (Narciso). Freud usou o termo narcisismo para descrever o primeiro estágio da infância, no qual a criança ainda não possui senso de realidade além da sua própria existência. Seria a dificuldade de fazer distinção entre 'eu e você' ou entre o sujeito e o objeto.

Quais são as consequências do narcisismo?
1. Perda da historicidade e da dimensão comunitária;
2. Confusão em termos de identidade; dificuldade para distinguir as coisas e a si própriio em relação ao outro;
3. Surgimento de uma sociedade altamente consumista, voltada para o preenchimento dos anseios do eu;
4. Surgimento de um modo de vida em sociedade com ênfase na cultura terapêutica;
5. Surgimento de novos níveis de subjetividade nas artes, a realidade interna do eu passa a ser a realidade de significado e beleza.


Existe cura para o Narcisismo?
Não existe cura instantânea. A grande arma contra o narcisismo é a realidade, uma vez que o narcisismo é edificado sobre uma grande ilusão. Essa realidade consiste em: 1) perceber Deus como um outro o que nos leva a vê-lo como Ele é e a nos vermos como somos. Deus é o centro do universo e não o 'eu'. 2) Reconhecer não somos criadores de nós mesmos. Deus é criador que tudo o que existe. Somo criaturas e, fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. O afastamento de Deus faz com que eu perca a imagem dEle em mim. 3) Deus é triúno. Fomos criados para reproduzir a essência comunitária de Deus. Precisamos uns dos outros para obtermos uma representação sadia do 'eu'; 4) Mesmo sem entender como e por quê, devemos ser sensíveis à beleza a nossa volta. A beleza tem o poder de transpassar o eu aprisionado e nos conduzir de volta ao real.
A cura, portanto, está no resgate de uma cosmovisão cristã. Esta inclui a realidade de Deus, a realidade do ser humano, a realidade da comunidade e a realidade do belo.


Fonte: FELLOWS, Andrew. O Narcisismo Como Cosmovisão Dominante No Ocidente.



Na página 1
98 do livro Fé Cristã e Cultura Contemporânea lemos:

"Quando somos guiados por uma cosmovisão cristã, buscamos não só ter uma conduta ética, mas trabalhamos com o objetivo de abençoar toda a sociedade, cristãos e não cristãos. Nossos atos administrativos ou políticos, nossos planejamentos e elaborações, tanto no campo ideológico como no intelectual, para a concepção e construção de projetos, devem ser realizados a partir de uma perspectiva cristã, para que o Senhor Jesus possa reinar naquela área, e não nós mesmos ou nosso grupo"

Um comentário:

João Paulo Fernandes disse...

To por aqui também Rodomar! Valeu

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails