Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O Dom de Línguas

A ONU é a Organização das Nações Unidas que expressa o objetivo de manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações cordiais entre as nações, promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Líderes de diferentes países se reúnem para construir um entendimento conjunto a fim de minimizar conflitos e alinhar interesses. A ONU possui um dos mais complexos e, talvez, melhor serviço de tradução do mundo. Há poucos dias o tradutor pessoal do líder líbio Muammar Kadafi teve de ser substituído devido à exaustão causada por acompanhar quase todos os 94 minutos ocupados no microfone da Assembleia da ONU em Nova York. Um intérprete sueco na União Européia disse numa entrevista que a tarefa de traduzir em simultâneo nas sessões parlamentares da UE é trabalho tão difícil, que exige 20 anos de experiência profissional. Acrescentou que ser tradutor é tão cansativo, que ninguém aguenta trabalhar mais do que meia hora de cada vez, por isso há sempre três intérpretes que se revezam.
A dificuldade de comunicação pode gerar conflitos. Muitas hostilidades provem da falta de comunicação entre os povos, que falam línguas diferentes e desconhecem a língua e os costumes dos demais grupos. Atualmente vemos em Honduras um conflito em que ambos os lados parecem irredutíveis quanto a uma possibilidade de negociação. Nesses momentos, por melhores que sejam os intermediários, intérpretes e equipamentos, não se consegue avançar rumo a uma solução pacífica. Isso, mesmo quando se fala uma mesma língua. Olhando para a Bíblia localizamos uma torre que simboliza o desejo por fama, soberania e poder. Revelam-se as motivações de um povo egoísta e orgulhoso: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra” (Genesis 11. 4). O resultado disso foi dispersão, desentendimento, cada um indo para um lado. A língua foi confundida e ninguém mais se entendeu.
Logo após a ascensão de Jesus aconteceu algo fantástico. Pessoas de diferentes lugares do mundo estavam reunidas. De repente os discípulos de Jesus começaram a falar e pessoas de várias nacionalidades e idiomas compreendiam o que estava sendo anunciado. Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna?” (Atos 2. 7, 8). Nem mesmo a ONU ou a União Européia com seus modernos sistemas já presenciou coisa parecida. A intervenção restauradora de Deus pela ação do Espírito Santo gerando entendimento, proximidade, unidade. Egos inflamados, individualismo e sede por poder geram desentendimento e dispersão. Só o amor mediante milagrosa intervenção divina gera unidade e paz.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails