Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Reinos, Gerações, História, Pão e Circo

Conta a história que a fundação da Roma Antiga (753 a.C a 509 a.C) resulta da mistura de três povos que foram habitar a península itálica: gregos, etruscos e italiotas. O povo brasileiro é uma mistura de descendentes europeus, africanos e índios. Na Roma antiga a religião era politeísta, com deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. O Brasil apresenta um pluralismo religioso. Os principais deuses romanos eram Júpiter, Juno, Apolo, Marte, Diana, Vênus, Ceres e Baco. No Brasil tem Aparecida, Padre Cícero, frei Damião, Madre Paulina, Senhora de Navegantes, Mídia, Pornografia, e, pasmem, até Jesus.
Como todo império Roma vivia para conquistar. Assim, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império passou a ser muito mais comercial do que agrário. Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de trabalho e melhores condições de vida. Com medo de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo - oferecer aos romanos alimentação e diversão. Para os imperadores era disso que o povo precisava. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios, onde eram distribuídos alimentos. O coliseu de Roma era uma espécie de Maracanã. Assim, o MST ficou para mais tarde. A população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta. No Brasil, a política ‘pão e circo’ é reproduzida como, talvez, nunca antes na história: bolsa família e copa do mundo de futebol.
Enquanto a cultura romana foi muito influenciada pela cultura grega, o Brasil vive da cultura de entretenimento americana. Se o império romano caiu, muitos dizem que a vez dos EUA está chegando. Hoje vivemos a aldeia global. Não existe mais um império que se mede pela expansão geográfica apenas. É cada vez mais estranho pensar em um país impondo-se como um império mundial. Fato é que a estratégia é a mesma: "pão e circo". Circo através da mídia e, pão...!? Bem, digamos que enquanto houver bolsa, vale e assistencialismo social por parte de governos, ONGs e empresas, ta garantido. Mas, nem só de pão e circo viverá o povo. E, vamos sobrevivendo. Mas o fato é que existe uma tal de vida em abundância da qual falou um galileu dos tempos do Império Romano. Você já sonhou com algo mais? Jesus também falou em um novo Reino... Gerações vêm e gerações vão... O que restará!?

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails