Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Jesus e o Templo

Uma das grandes mudanças que ocorre na expressão religiosa do povo de Deus com a vinda de Jesus Cristo é com relação ao templo. No Antigo Testamento o templo simboliza a presença física de Deus. Era, na crença judaica, o local da habitação de Deus. Um local onde se vai para adorar a Deus. É também onde se realizam os sacrifícios para perdão dos pecados cometidos pelo povo. Era local sagrado, edificado para a honra e a glória de Deus. Quando Salomão decidiu edificar um templo em Israel ele não o fez pensando em atrair turistas, rivalizar com outros templos pagãos, despertar ou produzir fé no povo e, nem mesmo, porque os fiéis mereciam. A edificação do templo também não dividiu a história num antes e num depois.
Jesus foi o cumprimento das profecias do Antigo Testamento que anunciavam a vinda do Messias. Mas, como Jesus lidou com a questão do templo? Certa vez, quando caminhava com seus discípulos, estes mostravam e falavam da grandiosidade do templo. O Evangelho de Mateus revela a reação de Jesus: "'Vocês estão vendo tudo isto?', perguntou ele. 'Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas'" (Mateus 24. 2). Jesus também denunciou a hipocrisia religiosa que apregoava a sacralidade do templo enquanto eles mesmos o profanavam. Maior do que qualquer templo é o próprio Cristo (Mateus 12. 5-7). No capítulo 23, Mateus relata como Jesus desmascara os líderes religiosos que invertiam as coisas, sacralizando objetos e adorando-os mais que ao próprio Deus. E, pior, os religiosos o fazem explorando o povo e impedindo que estes tenham acesso ao verdadeiro reino de Deus. E, o que Jesus está dizendo ao responder aos fariseus: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias" (João 2. 19)? No momento que Jesus entregou o seu espírito na cruz, "o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo" (Mateus 27. 51). Em três dias Ele ressuscitou.
Como fica a questão do templo para os cristãos então? Veja a resposta de Jesus à mulher samaritana que também quis saber sobre o local de adoração: "está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém (...). Está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura" (João 4. 21 e 23). O Apóstolo Paulo ainda ensinou: "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (...) O santuário de Deus, que são vocês, é sagrado" (I Coríntios 3. 16 e 17). E, "acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês..." (I Coríntios 6. 19). Portanto, "o Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas" (Atos 17. 24).

Um comentário:

DESCOBRIR HORIZONTES disse...

Por esse motivo normalmente atuou em espaços de convívio cotidiano e não em recintos sagrados (como a igreja voltaria a fazer séculos mais tarde): nas casas, à beira do lago, num monte, etc.

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails