Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Meu Herói!

Você já ouviu a expressão ‘bater em bêbado’? Também deve ter ouvido falar de Davi e Golias. Que luta é essa? Um baixinho contra um gigante!? Um leigo contra um especialista em guerra, um pastor de ovelhas contra um guerreiro. Uma desproporcionalidade de forças. Imaginem Golias, um guerreiro, todo armado, bem treinado, experiente em combates, corpo atlético, musculoso... Contra Davi, um ingênuo pastor de ovelhas. Um rapaz baixo, rejeitado pelos irmãos, o caçula da família. Enquanto o gigante desafia com o que existe de mais moderno em tecnologia de guerra Davi vai com algumas pedrinhas e uma espécie de estilingue.
É como uma guerra aonde uma superpotência vai contra um país miserável do 3º mundo. É o Fluminense, líder do brasileirão, enfrentando um time de várzea de nosso bairro. Davi, o colono criador de ovelhas, está diante do maior desafio da sua vida. Como ele enfrentou essa batalha? E, quanto a nós? Como nós olhamos para os grandes desafios da nossa vida? Como nós entramos nessas batalhas? Confiamos em Deus ou em nossas próprias forças e habilidades? Davi confiou em Deus e a luta foi vencida em um único round.
Quem era Golias? O representante, a projeção de um grupo. O herói, o guerreiro, o campeão dos filisteus. O grupo sentia-se realizado nele. Em todo exército existem covardes. Nos times de futebol têm os pipoqueiros, nos sindicatos os acomodados, na igreja os temerosos – que não herdarão o reino (Apocalipse 21. 8). Existem aqueles que esperam que alguém faça alguma coisa. Esperam outros tomarem a iniciativa em seu lugar: 'Alguém tem que fazer alguma coisa!'
Os covardes do exército filisteu esperavam por Golias. Viam nele a projeção de seus desejos, sonhos e realizações. Os brasileiros também possuem seus ídolos. ‘Eu não sou ninguém, eu não me destaco, mas ele conseguiu, ela está lá.’ ‘Alguém igual a mim conseguiu’: Gisele Bündchen, Ronaldinho, Romário, Ayrton Senna, os ‘heróis’ do Bial no BBB... Projetar no outro aquilo que para mim parece inalcançável. O grupo dos filisteus se espelhava em Golias. ‘Não precisamos ir pra batalha, não precisamos guerrear, não precisamos correr os riscos, nós temos um representante: basta mandar Golias, ele guerreia em nosso nome, ele irá lutar por nós’. Golias cumpria as expectativas dos filisteus, era a projeção deles, o ídolo, o herói dos filisteus.
Davi confiava em Deus. Mas, Deus não lutou por Davi. Não existem soluções mágicas. O próprio Davi precisou encarar o problema de frente. Ninguém poderá fazer por você aquilo que só você poderá fazer por si mesmo.

(Texto baseado numa mensagem de Ricardo Gondim)

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails