Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Deus e o Diabo na Terra Brasilis

Boa parte da igreja brasileira que se declara evangélica e cristã no Brasil atualmente, dirige sua estratégia fortemente num combate ao diabo. A idéia de guerra, lutas e batalhas parece mesmo deslumbrar muitas pessoas que, de alguma maneira, sentem-se motivadas a se envolver. Em equivalência aos poderes satânicos, Deus estaria do outro lado nesta guerra. Em resumo, nessa teologia, Deus seria o abençoador e o diabo o amaldiçoador. Quanto ao fiel, vai depender dele, da sua fé, se será mais amaldiçoado ou mais abençoado. Se houver maldição é porque ele 'deu brecha' ao inimigo. Se for abençoado é porque está sendo fiel e cumprindo corretamente os preceitos divinos.
Um problema nesse tipo de teologia é que Deus e o diabo não passam de forças sobrenaturais que manipulamos a bel prazer. A matriz religiosa que dá margem para esse tipo de teologia extrapola o cristianismo. Na verdade a tradição judaico-cristã está longe de sustentar esse tipo de credo. As igrejas, principalmente evangélicas, orgulham-se em declarar o quanto são bíblicas, valorizando as Escrituras procurando seguir a Palavra. No entanto, muito daquilo que tem se tornado senso comum entre os evangélicos não resiste a uma análise mais criteriosa do livro Sagrado dos cristãos. Falta aos crentes dos dias atuais a disposição daquelas pessoas que ouviam a pregação do Apóstolo Paulo na antiga Beréia: "pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo" (Atos 17. 11).
Há muito o que se poderia dizer a respeito do bem e do mal. Uma das questões, porém, ignorada hoje é que o mundo, antes de ser território invadido por um inimigo, foi entregue aos seres humanos: "Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem" (Salmo 115. 16). Também no início da Bíblia já lemos que o "Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo" (Genesis 2. 15). Portanto, antes de ver a Deus apenas como uma energia a disposição dos nossos interesses precisamos aprender que Ele é soberano, criador de todas as coisas. Deus é um ser pessoal que está interessado num relacionamento de amor com as pessoas. E, a realidade à nossa volta, mais do que um retrato da ação do 'inimigo', é resultado, inicialmente, da boa criação de Deus e, consequentemente, fruto da intervenção humana. É o ser humano que recebe autoridade sobre a terra e são os seus pensamentos e ações que vão moldar a realidade, e não a ações de demônios. Inclusive o versículo de Ezequiel 22. 30, muito citado nesse contexto de batalha espiritual sobre a importância da oração, indica igualmente a importância da ação. Não somos apenas pobres vitimas do diabo quando as coisas parecem não ir tão bem assim!

Um comentário:

Anônimo disse...

É incrível a capacidade que o ser humano tem de pegar pequenos pedaços da Bíblia e distorcer conforme a sua vontade. O que geralmente traz prejuízos a fé cristã. Obrigado por trazer um pouco de luz sobre este assunto.
niño

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails