Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 28 de agosto de 2011

A Graça Salva da Auto-Suficiência

Você também já viveu a experiência de ler um desses livros de auto-ajuda e ficar empolgado durante a leitura? É como se tudo ficasse mais claro e você finalmente soubesse como agir de agora em diante. Mas, de repente, o livro termina e por algum tempo você até muda algumas atitudes. E, quando menos espera, está novamente frustrado, deprimido, sentindo-se incapaz para uma série de coisas. Tudo até parece pior do que antes! O que aconteceu? Suspeito que a resposta esteja no fato de que tudo aponta somente de volta para nós mesmos. Sentimo-nos fragilizados e incapazes diante da vida e do mundo. Procuramos resposta, buscamos por alguma ajuda, e tudo o que obtemos é um sonoro "se vira você mesmo". E, enquanto as pessoas buscarem soluções nas prateleiras, a roda do consumo continuará a girar. É natural que busquemos por bem-estar. E, é certo também que temos responsabilidades perante a vida. Devemos agir em todas as coisas que pudermos para melhorar a nossa situação por pior que ela seja. Existe uma carência, no entanto, que não pode ser suprida por nossos próprios esforços. Agostinho de Hipona já dizia que o nosso coração vive inquieto enquanto não encontrar descanso em Deus. A Bíblia revela que Deus "pôs no coração do homem o anseio pela eternidade" (Eclesiastes 3. 11). Sabemos que existe um algo mais. Na tentativa de encontrar, acabamos mergulhando em ilusões. Muitos querem nos fazer acreditar que a resposta está em nós mesmos. Jesus faz um convite interessante: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11. 28-30). O convite é para que tiremos os olhos de nós mesmos. É um convite gracioso. A graça é compreendida quando eu admito que não posso sozinho. A graça não combina com auto-ajuda. A graça é um gesto que vem na minha direção. Não é algo que eu posso produzir por ou para mim mesmo. Ninguém é auto-suficiente. Simplesmente não fomos criados dessa forma. Dependemos uns dos outros. Todos dependemos de Deus. Ao reconhecer isso, começo a experimentar o que é descansar na graça. Deixar que Deus me conduza, me liberte, me fortaleça, me salve. Somos salvos pela graça. E, isso tem início por um processo que me faz tirar o foco de mim mesmo. Somente quando eu saio do centro da minha vida é que eu deixo lugar para Aquele que me criou. Encontro paz e descanso. Compreendo-me como alguém que faz parte de um todo, algo maior. No fim, descubro que eu não fiz nada. Ele já fez tudo. Está consumado.

Um comentário:

Cláudia Kanenberg disse...

Descanso e tenho paz. Como uma filha nos braços do Pai que me salvou pela graça e me conduz pois "Lâmpada para meus pés é a sua palavra, luz para meus caminhos!"

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails