Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Verdadeira Luz

Natal Luz. Cidade luz. Festa das luzes. Luzes por toda parte. Até as crianças sabem: o Natal chegou. Não sou adepto da paranóia que muitos cristãos criam em torno dos símbolos cristãos vendo neles apenas uma remontagem ao velho paganismo. Aliás, é curioso que em vez de simplesmente comemorarem o fato de que a força de Jesus Cristo e do Evangelho têm dado um novo significado a tantos símbolos, alguns cristãos insistem em simplesmente desenterrar velhos ritos e símbolos pagãos. Com relação à luz, a Bíblia fala a seu respeito já no terceiro verso: Disse Deus: "Haja luz", e houve luz (Genesis 1.3). E, o que a luz representa no natal? Penso em dois relatos do Novo Testamento. Antes mesmo do nascimento de Jesus, dizia-se dele que “estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens” (João 1.9). E, depois, uma estrela teria guiado os três reis magos até Belém onde encontrariam Jesus (Mateus 2.2ss). Temos, portanto, algumas questões importantes aqui: 1) a luz emana de Deus; 2) Jesus é a luz e; 3) uma luz serviu como guia e sinal.

Não é, portanto, nenhum exagero que a luz sirva para engrandecer este momento histórico tão especial que marca, nada mais nada menos, que a vinda do próprio Deus encarnado à Terra. Por outro lado, obviamente existem os exageros. Nenhuma luz artificial é capaz de refletir aquilo que somente Jesus Cristo é capaz de fazer ao mundo e ao coração do ser humano. E, o exagero das decorações e o excesso de luz parecem, muitas vezes, refletir exatamente o vazio existencial daqueles que ignoram a verdadeira luz. Ainda, para servir de sinal e guia, a luz deve ser única e especial. Não pode ser simplesmente um mar de luzes que mais confunde e ofusca do que orienta. Se fossemos perguntar às muitas pessoas que nessa época do ano enfeitam suas casas com as luzes natalinas, qual é o sentido nisso tudo, o que será que obteríamos como resposta?

Uma estrela possui luz própria. Não somos estrelas e, mesmo assim, muitos de nós queremos brilhar. O que o Natal representa? Exatamente o inverso. Não temos muito que resplandecer. A luz veio ao mundo. Ela vem iluminar as nossas trevas. Jesus Cristo vem pra reorientar as nossas vidas. E, mais do que isso, ele vem trazer redenção, reconciliação. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8.12). Quando se apela para o velho discurso sobre o sentido do Natal, existe muito mais em jogo do que as manjadas mensagens de paz e solidariedade. Se nossas luzes significam que estamos abertos e dispostos a deixar a verdadeira luz brilhar, então ainda resta esperança. Mas, se nossas luzes não passam de artificialidades para ofuscar ainda mais a verdadeira luz, então, nem todos os quilowatts do planeta serão suficientes para nos tirar das trevas.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails