Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

terça-feira, 1 de maio de 2012

"...o que de Deus se pode conhecer..."

Quando Terrence Malick produzia seu último filme, A Árvore da Vida, ele provavelmente tinha em mente também as palavras do Apóstolo Paulo que declara em sua carta aos Romanos que “desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas” (Romanos 1:20). Quem já viu o filme entende porque digo isto. As longas tomadas enfocando a natureza, com as árvores, os rios, oceanos e animais... As galáxias com suas estrelas, planetas e satélites. Se não somos capazes de abrir mão da lógica para admitir que um simples objeto diante de nós poderia ter surgido por acaso, como deixar de ver a mão de Deus em todas as coisas?

A Árvore da Vida, que tem Brad Pitt e Sean Penn como atores mais conhecidos do público, ganhou em 2011 o prêmio de melhor Filme do Festival de Cannes. Trata-se de um filme que tem dividido opiniões. Poderíamos dizer que este é um filme difícil. É um longa com mais de duas horas de duração. Exige atenção e paciência do espectador. Numa família dos anos 50 a morte de um jovem e as lembranças do passado levam a questionamentos sobre Deus e o sentido da vida. Qual é a tua maneira de viver? Pelo caminho da natureza ou pelo caminho da graça? Muitos sequer imaginam a diferença que isso faz! Um olhar atento pode gerar reflexões profundas e levar o expectador à contemplação de algo que transcende a sua existência.

Veja este filme quando você tiver tempo. Uma dica é vê-lo quando estiveres só ou, no máximo com mais uma pessoa. Tente libertar-se um pouco do padrão hollywoodiano. Este não é um filme de meros mocinhos e bandidos com roteiro previsível. Vai exigir um pouco mais. Esteja pronto para contemplar! Prepara-se, não para fugir da realidade por duas horas, mas, para confrontar-se com ela. Afinal, o que poderíamos responder diante de tais questões? “Onde você estava quando criei a terra? Enquanto as estrelas da manhã cantavam e todos os anjos entoavam louvor?” (Jó 38. 4,7).

Quem gosta de música clássica; aquele que não se importa em passar tempo ouvindo as pessoas; quem admira a paisagem; aqueles que gostam de observar o pôr do sol ou quando ele nasce; quem busca os mirantes para contemplar a grandeza da criação; aqueles que param para dar atenção a uma criança e brincam com ela; aqueles que ainda desfrutam de um jantar em família; aqueles que saem à noite para admirar as estrelas; quem cultiva uma horta... Essas são pessoas que provavelmente terão menos dificuldades para assistir A Árvore da Vida e compreender a sua mensagem. Mas, sem dúvida alguma, todos nós somos capazes de “ver claramente” e fazer as nossas próprias escolhas!

Dicas para ajudar você a assistir A Árvore da Vida:
Uma crítica: do site Omelete.
Uma orientação: O Professor Guilherme de Carvalho escreve sobre Como assistir A Arvore da Vida.
Um deslumbramento: O apresentador Zeca Camargo compartilha suas impressões sobre A Árvore da Vida.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails