Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 16 de setembro de 2012

Deus Nunca Fica Off Line

Na era das redes sociais as pessoas não precisam mais estar presentes fisicamente para se comunicarem. Basta saber se elas estão on line ou off line. Estar off line significa estar desligado, desconectado, enfim, ausente, é estar ‘por fora’, alheio aos acontecimentos, ficar desatualizado. Logo, num mundo de conexões ninguém gosta de ficar desconectado. Não importa que não estejamos num chat efetivamente com o outro. Vê-lo on line na lista de contatos já me tranquiliza, pois sei que, de alguma forma, você está lá. A presença é um ícone (“bolinha”) verde. Cinza ou vermelho simbolizam ausência, distância.

Se fossemos imaginar o nosso mundo como se estivéssemos numa grande rede virtual, poderíamos dizer que, de alguma maneira, ao estar em contato com você através deste texto agora, estou on line. Enfim, de algum modo estamos conectados. Se o ícone verde substitui a presença física é discutível. Não quero seguir por aí, pelo menos não hoje. Eu apenas pensei em como nós, seres humanos necessitamos saber que o outro está próximo, seja fisicamente, seja por um sinal na tela do... bem, a lista vai desde celulares até computadores de última geração. Talvez, daí nós possamos depreender a dificuldade que temos com Deus e a sua presença. Afinal, como saber se Ele está on line ou off line? Além de não termos uma presença física não temos sequer um íconezinho na tela! Ora, não é isso que sempre buscamos? E, não é por isso que tão facilmente duvidamos ou acabamos criando os ídolos?

Dentre as diversas passagens bíblicas que eu poderia recorrer para ilustrar o que eu quero dizer destaco duas. No Antigo Testamento o povo de Israel era guiado por Deus pelo deserto com uma coluna de fumaça durante o dia e com uma coluna de fogo durante a noite. Moisés era o interlocutor entre Deus e o povo. Quando Moisés se ausentou para o monte onde passou vários dias, o povo sentiu que Deus ficou off line. Logo, pediram a Arão para “produzir” algo que lhes desse a segurança de novamente ver algo a que pudessem se apegar. O resultado foi um bezerro de ouro (Êxodo 32). No Novo Testamento, após a morte de Jesus, para os discípulos, o mestre simplesmente ficou sem conexão. Caiu a rede. Quando o ícone verde apareceu para alguns deles Tomé não estava on line para ver, por isso, duvidou. Tomé disse que só acreditaria que Jesus estava novamente on se pudesse ver o status e clicar sobre o ícone de Jesus.

A boa notícia é que Deus esteve e está sempre on. Nós é que não conseguimos nos manter conectados o tempo todo. Não se trata, portanto, de um problema no provedor, mas em nosso equipamento. Cuidado para não substituir o ser por um simulacro! Não seria este o alerta de Deus no segundo mandamento (Êxodo 20.4)?

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails