Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 28 de abril de 2013

Os Três Tipos de Lei na Bíblia

Existem três tipos de leis mencionados na Bíblia. Trata-se, na realidade, de uma distinção entre os aspectos moral, cerimonial e judicial da lei. Este desdobramento da lei foi matéria da teologia durante toda a história do cristianismo. Na tradição protestante vemos que os reformadores já falavam sobre as três funções da lei. Este é um discernimento importante para evitar confusão hoje. A lei cerimonial foi cumprida com a vinda de Cristo. Trata-se da lei que tinha como objetivo educar e preparar o povo para vinda de Jesus. Todos os sacrifícios que o povo realizava como cumprimento à lei mantinha-os conscientes de seu pecado. A função da lei era, assim, mostrar ao povo a sua fraqueza e sua natureza pecaminosa. Além disso, deixava as pessoas conscientes quanto à sua incapacidade para satisfazer as exigências da lei. Entra aqui, por exemplo, o sacrifício de animais para purificação do pecador. Por isso que Jesus é também chamado na Bíblia como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29). Jesus foi o sacrifício definitivo. Assim, toda lei cerimonial que encontramos no Antigo Testamento são hoje desnecessárias.

Um segundo uso da lei é aquele que é necessário para a ordem social. Nem todos são tementes a Deus e estarão dispostos a viver segundo a sua vontade. Por isso, a sociedade precisa de leis para que a convivência seja possível. Não fossem estas leis a sociedade, por causa do pecado, se degeneraria totalmente. Afinal, muitos irão obedecer apenas por temor a lei. Se não houvesse um limite de velocidade com penalidades imagine o quão pior o trânsito seria? Se não houvesse nenhuma penalidade para crimes como assassinato, roubo e estupro imagine como seria o convívio social? Portanto, já entre o antigo povo de Israel havia também esse tipo de leis. É a lei de uso político ou civil necessária em todas as civilizações para que estas se organizem de acordo com o seu contexto e realidade. Aquelas leis do povo de Israel caducaram, afinal, não vivemos mais naquela cultura e nem nas mesmas circunstâncias históricas. Portanto, cada nação deve ter a liberdade de criar as leis que lhe sejam convenientes, sem querer conformá-las aos costumes dos tempos bíblicos.

Há ainda o terceiro uso da lei que seria uma aplicação através da qual se encoraja os cristãos a se submeterem mais plenamente à vontade de Deus. É a lei que nos ajuda a discernir o bem e o mal. É aplicável em todas as épocas e ocasiões. A fé, portanto, não nos isenta das boas obras. Não estamos mais sob a maldição ou o castigo da lei quando a descumprimos. O que não significa estar livre das consequências de nossos atos. É, no entanto, somente a partir deste terceiro uso da lei que se pode deduzir uma ética cristã. Como já dissemos em outra oportunidade, quem duvidaria que se nós todos observássemos ao menos os Dez mandamentos teríamos uma sociedade muito melhor?

Muita atenção, portanto, na leitura que fazemos das Escrituras. Pois na Bíblia encontraremos estes três tipos de leis. Sem discernimento correremos o risco de misturar as coisas e transformar a Palavra de Deus em mera repetição de leis sem nenhum aplicação para os dias de hoje!

13 comentários:

patrick disse...

Oi rodomar.achei maravilhoso seu texto sobre lei.contribuiu muito.só não entendi a parte que diz nao estamos sobre a maldição dq lei quando a descumprimos.pois na frase seguinte vc diz que não estamos livres das consequências de nossos atos.

Rodomar Ramlow disse...

Patrick,
Penso que você está se referindo ao trecho que diz: "Não estamos mais sob a maldição ou o castigo da lei quando a descumprimos. O que não significa estar livre das consequências de nossos atos". O que quero dizer é que não estamos mais abaixo da maldição da lei no sentido de que não dependemos dela, a saber, de cumpri-la, para obter o amor ou a salvação. No entanto, isso não nos exime das consequências de nossos atos. Por exemplo: Como pai posso abrir mão de castigar meu filho quando ele apronta. No entanto se, ao aprontar alguma traquinagem o meu filho se machucar, ele vai sentir dor e terá que aguardar a cura de suas feridas. As feridas e a dor não decorrem do meu castigo, mas, são consequências de seus próprios atos.

Unknown disse...

Bom dia irmão! Gostaria que o irmão me mostrase onde o SENHOR entrega essas três modalidades de leis (moral,civil,cerimonial)me prove por favor.

Rodomar Ramlow disse...

Olá Emerson. Pois então, se nem mesmo o nosso Senhor esteve preocupado em provar qualquer coisa para alguém, quem sou eu, não é mesmo!? Essas três formas de leis simplesmente constam lá, ao longo das Escrituras.
Deus nos abençoe em nossa jornada de sermos fiéis à sua vontade e bençãos aos que nos cercam!

Unknown disse...

Muito clara e objetiva sua explicação!! . Que Deus continue abençoando o seu ministério .

Maristela Lima disse...

Oi Emerson, como prove?
Jesus provou e nos mostrou que não precisamos mais de nenhum sacrifício para pagar a pena pelos nossos pecados, derramando Seu sangue na cruz, lembra não?
Então, a lei moral e a judicial estão na cara né não?
Peça discernimento ao Senhor para melhor compreender sobre o cristão e a Lei.
Deus lhe abençoe.

Unknown disse...

Emerson meu querido, essas leis são notórias quando olhamos para progressão das revelações, e entendemos as implicações no A.t. (Antiga aliança) e N.t (Nova aliança) Jesus disse não vim revogar a lei, mas cumpri-la (Mt.5.17) portanto Cristo cumpriu a lei, coisa que homem algum conseguiu fazer. (Isso prova que a lei não conseguiu salvar ninguém) com isso Cristo provou que Ele era maior, ou seja o centro de tudo é Cristo, e não a lei. Pois a lei eram sombras(Hb10.1) (Mt.12.5-8), e (Hb.8.5).
A lei cerimonial - foi abolida na nova aliança (Nem um sacrifício, ou cerimonial é mais necessário, veja(Cl.2.16-17)
A lei moral- Ainda está vigente - Esta lei quando legitima, ou seja quando não fere os princípios imutáveis de Deus, é boa rege a sociedade(1Tm.1.8)
Lei Judicial- Não são poucos os textos que mostra a lei judicial, Deus fazendo sua justiça em Cristo, e sua justiça também é vista punindo de morte eterna os incrédulos.Abração!

CONSTRUTOR DE QUARTOS disse...

Concordo com a maravilhosa explicação, mas devemos entender também, que existem pontos na lei, que não foram abolidos, mas dado o verdadeiro sentido na lei, Mateus 5:17, e que também, no Novo Testamento, nao só Jesus, mas como os discípulos, cumpriram as três festas (Pêssach, Pentecostes, tabernáculos) e que Paulo diz na sua carta aos Romanos: "Trocaremos então a Lei pela Fé? De maneira nenhuma, mas Estabelecemos Lei".

CONSTRUTOR DE QUARTOS disse...

Cara irmã, nos textos originais em Mateus 5:17 diz: Não pense que vim cessar a lei, mas mostrar o verdadeiro sentido dela, pós nem uma letra cairá da lei, até que céus e terra passem, pois se o seu ato em guarda-la não exceder ao ato dos sábios da lei, de maneira nenhuma entrará no reino de Deus"

Odair Medeiros disse...

A lei de Deus é uma só, porém nessa lei existe aspectos morais , cerimônias e judiciais. O importante é entendermos esses aspectos para não cometermos os erros do legalismo e de que não lei mais para o cristão.

Unknown disse...

Amigo gostei muito do texto e me abriu muito a mente em certas duvidas. Mas ainda tenho uma duvida e realmente nao sei por isso peço ajuda da sua compreensão . As leis de saude relacionadas na biblia. Elas entram nas mesma leis cerimoniais

Unknown disse...

Olá meu querido irmão,a lei moral (foi escrita pelo dedo de Deus e dada a Moisés êxodo 31:18 )em êxodo 20,(Deuteronômio5:1-21)é valida até aos dias de hoje,leia a examine com sabedoria e humildade e interesse de conhece-la,ore a Deus e peça ao espírito santo que ilume sua mente e lhe traga uma compressão correta dos dez mandamentos,estude toda a Bíblia, todos os dias com desejo sincero de aprender as verdades contidas nela,Deus o guiara ao conhecimento de toda a verdade,(2 Timóteo 3;16 ,sjoao 5:39)asleiscerimoniais foram abolidas na cruz,e nos temos sim leis de saúde,1corintios 3:16,1corintios 10;31,cap 6:12,13)temos muitos outros versos na bíblia referente a estes e outros assuntos, portanto vamos estudar com interesse de aprender e coloca-los em prática(1joao2:3-29)

Tia Nete disse...

Ótima explicação!

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails