Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Somos Todos Responsáveis Pela Natureza

Isso mesmo! Cristãos preservam, protegem e defendem a natureza. Se alguém se diz cristão e trata com desleixo a sua cidade, a sua casa, o seu quintal e o meio em que vive, é porque ainda não compreendeu as reais implicações de sua fé. Sabemos também que é natural encontrar pessoas que se dizem uma coisa e que com suas atitudes demonstram algo diferente e, até, contrário. Lamentável. O processo de aprendizagem, no entanto, é progressivo. Há esperança. Coloquemo-nos humildemente diante de Deus e, que nossas mentes sejam transformadas, dia após dia, para que experimentemos a sua vontade que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12. 2).

É realmente uma pena que a tradição cristã tenha deixado se impregnar de uma crença que divide a realidade em duas: espiritual e físico. Esta divisão, que é uma herança da cultura grega, faz com que muitos religiosos encarem o mundo físico e, portanto, grande parte da criação de Deus, como algo ruim, mal, negativo. Logo, desenvolve-se a crença de que importante mesmo é a alma, o espírito, o céu. O desafio consiste em buscar na tradição hebraica uma compreensão do ser humano, da vida e do mundo que seja integral. Se Deus criou todas as coisas e avaliou tudo como sendo muito bom (Genesis 1. 31), então, precisamos rever nossos conceitos dualistas. Pois muito da relação descomprometida com a natureza, os animais e o meio ambiente em geral, pode ser fruto desse equívoco que distorce a realidade.

Vejamos alguns textos bíblicos que relatam a criação. “Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1.26-27). E, “Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra" (Gênesis 1.28). Mais adiante: E, finalmente, “depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens” (Gênesis 2.19-20). Releia prestando atenção nos verbos dominar, multiplicar, encher, subjugar, nomear. São ações que se espera de quem? Portanto, Deus colocou o ser humano delegando a eles responsabilidades para com a sua boa criação.

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails