Agradeço a todas as visitas e comentários! Seja bem vindo!!! Que Deus abençoe a tua vida!

domingo, 1 de setembro de 2013

Cuidar e Cultivar

O texto inicial que nós encontramos em Gênesis, na Bíblia, é fundamental para que possamos compreender também o restante das escrituras. A Bíblia não é um livro de autoajuda e nem deve ser lido apenas aos fragmentos. Existe uma coerência, uma narrativa que vai encadeando os fatos de modo que encontramos ali uma visão abrangente do mundo e da realidade. Quando partimos apenas de algumas partes isolando-as do todo, corremos o risco de dizermos coisas que, na realidade, nunca foram intenção dos autores bíblicos. Manipular textos de modo que possamos utilizá-los para fundamentar nossos próprios interesses é uma prática tão antiga quanto a própria escrita. A Bíblia não deve ser lida apenas para retirar dali versos que nos consolem ou que tragam alguma motivação para o dia a dia. Embora possamos, sim, ser consolados e motivados pelas palavras que lemos nos Salmos, nos profetas, nos evangelhos ou nas cartas de Paulo, estaríamos fazendo um uso muito superficial se tratássemos a Bíblia apenas como um manual para uma vida melhor.

Como livro sagrada dentro de uma importante tradição de fé, a Bíblia fornece fundamentos e princípios a respeito do drama cósmico que envolve a humanidade. Ela começa dizendo que não somos fruto de mero acaso, mas, que somos resultado de um gesto criativo e amoroso. Um Deus nos criou bem como todas as coisas. Compreender isto implica em perguntar não apenas como fomos criados, mas, por quê ou para quê fomos criados. Assim, a Bíblia também não pode ser tratada como uma espécie de manual científico. Trata-se de um livro bastante antigo, produzido numa época quando a ciência moderna ainda não existia. Logo, as escrituras precisam, também, ser respeitadas em seu contexto.

Compreender os capítulos iniciais da Bíblia, portanto, é fundamental porque se compreendemos que fomos criados, o relato de Gênesis revela também que fomos colocados na criação de Deus com aptidões e responsabilidades. Um estudo minucioso dos capítulos um e dois do Gênesis levará à conclusão de que é nossa responsabilidade gerir bem a criação de Deus. É como se o Criador nos tivesse feito por último para que déssemos continuidade ao ato criativo que herdamos dele: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gênesis 2:15). Existe uma relação entre as palavras cultivar e cultura. Logo, estamos falando, aqui, de nossas interações com o mundo. Desta intervenção humana no mundo e na realidade é gerado algum tipo de desenvolvimento. Logo, temos uma relação entre a cultura e a história. Somos responsáveis e não podemos simplesmente nos eximir disso. Que tipo de cultura tem resultado de sua interação com a realidade criada?

Leia também:
O que a Bíblia Diz Sobre Meio Ambiente
O Mandato Cultural
Somos Todos Responsáveis Pela Natureza

Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts with Thumbnails